[Resenha] Extraordinário - R.J Palacio


Título: Extraordinário
Título original: Wonder
Autora: R.J Palacio
Páginas: 310
Editora: Intrínseca

“Extraordinário” é um livro bastante comentado entre os leitores. Ganhei-o da minha madrinha querida no final do ano (literalmente) e logo comecei a lê-lo. Em pouco tempo já havia lido mais do que imaginava, sem nem perceber. Isso porque esse é o tipo de leitura que te cativa do início ao fim, a cada linha, pela simplicidade da escrita, mas com uma profundidade imensa na mensagem que a autora quer nos passar através da história
Então, vamos a ela:
August Pullman é um garoto de 10 anos de idade que teve um problema genético que afetou seu rosto, e por causa de sua diferença, as pessoas o encaravam de forma estranha, com se não fosse normal. Assim, ele nunca havia frequentado uma escola antes, e tudo que sabia foi sua mãe que havia lhe ensinado. Ela o protegia (até demais) para que nada de ruim acontecesse ao garoto. Até que decide que chegou a hora de Auggie (como é carinhosamente chamado pela família e amigos) frequentar a escola. O garoto reluta quanto à esta ideia de início, mas depois acaba aceitando
Na escola, Auggie se mostra atencioso, amigo e extremamente inteligente, entretanto, não tinha muitos amigos. Seu maior companheiro é Jack Will, com quem faz tudo junto. Entretanto, tem que enfrentar obstáculos como os olhares tortos das pessoas e o desprezo de um certo garoto da mesma idade, que praticava bullying com Auggie
Com uma narrativa leve e suave, cuja narrativa é feita por diversos personagens, (cada parte do livro com um ponto de vista), a autora nos faz identificar com muitas das situações que há no livro. Eu mesma me identifiquei demais com algumas delas! Ser sempre “conhecida” por ser “diferente”, ter que se acostumar com um ambiente novo e com as pessoas te encarrando a cada momento, pensando que você não é “normal” como o resto dos alunos, e ter que saber ignorar estes fatos, como se não fosse nada demais, como quem diz: “eu não estou nem aí”. Estar sozinha (ou acompanhada de poucos amigos). São coisas pelas quais passei em minha vida escolar, no cotidiano, que tive que aprender a lidar e a encarar todos os dias. Hoje, sei que é isso que nos torna mais fortes, a cada momento, a cada dia, a partir de cada situação, experiência de vida (e sufoco) que passamos.
Agora, após ler este livro, acho que encontrei a resposta certa (e que ficará na ponta da língua) para o caso de alguém (intencionalmente) me dizer:
Você não é normal
Então, eu olharei para a pessoa e lhe direi:
Não, realmente não sou normal. Eu sou extraordinária!

Comentários

  1. Vc é mt extraordinária mesmo. Lhe admiro e sou fã de montão. HaHa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, unnie! Também te admiro bastante

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História