Pular para o conteúdo principal

Rebeca Arimi Suzuki

Rebeca Arimi Suzuki

Subculturas e cultura de massas (1/4)

O fato é que com a evolução dos estudos em cultura, os estudiosos começaram a perceber que a maioria das sociedades não viviam isoladas; elas tinham relações com outras culturas gerando interferências mútuas. Essas trocas provocara mudanças no modo de ser daqueles povos, modificando valores e comportamentos e até a própria língua. A esse processo, damos o nome de aculturação.
O Brasil, por exemplo, é um país que sofreu inúmeras vezes esse processo. Imagine que aqui estavam os índios, chegaram então os portugueses, depois os holandeses no nordeste. Com a escravidão vieram os negros, e finalmente, com o forte incentivo à imigração, iniciada no século XIX, vieram então fazer parte do nosso país a cultura japonesa, alemã, francesa, entre tantas outras.

A aculturação é bastante evidente em nossa língua, o português falado no Brasil. Veja por exemplo, a origem de algumas palavras:

abajur - do francês abat-jour
coquetel - do inglês cocktail 
decolagem - do francês décollage
folclore - do inglês floklore 

Assim como as culturas se modificam pelo processo de aculturação, elas também dão origem a outras culturas que nascem em seu interior.São culturas formadas por crenças emergentes, crenças mais adequadas ao pensamentos de um grupo, que se unem por compartilhar formas de ser e pensar parecidas. A esse tipo de cultura damos o nome de subcultura. 
Símbolo Hippie - Paz e Amor (Peace & Love)
Geralmente as subculturas surgem em oposição à cultura dominante, justamente por propor novas formas de ser e pensar. Elas se caracterizam também por formar estéticas de expressão, ou seja são facilmente identificadas pelo modo como seus membros se vestem e pelas simbologias utilizadas.
Alguns exemplos de subculturas são os "BEATNIK", os hippies, os punks e os grafiteiros. E também, movimentos musicais como o rap e o funk, além de práticas brasileiras como a capoeira e o candomblé. 
Grafite: Exemplo de subcultura 
Uma subcultura pode também ganhar uma repercussão maior se for difundida nos meios de comunicação de massa. Quando isso acontece ela deixa de ser algo marginal e passa a competir diretamente pela atenção dada aos elementos da cultura predominante. O sociólogo Anthony Graddens acredita que esses movimentos tiveram grande influência na atitude política da atualidade. A cultura hippie é um exemplo. 
Cultura Hippie: paz e liberdade
Os hippies pregavam um estilo de vida voltado para a liberdade e a paz. Eles combatiam o capitalismo, o patriarcalismo, a massificação e o poder instituído na forma de Estado. 

Apesar de seu estilo alternativo, a cultura hippie influenciou a atitude política dos anos 60 e 70, proporcionando um questionamento crítico da sociedade e das atitudes dos Estados em relação à guerra e ao empretecimento no trato com seus cidadãos. 
Dos hippies até hoje, mudou muita coisa em relação à cultura. A importância do Estado e a ideia de uma identidade nacional perdeu força por causa da Globalização. E cresceu a atenção em relação às minorias étnicas, raciais e de gênero. Em vista disso, outras subculturas estão aparecendo. Isso torna o cenário para o estudo da cultura bastante efervescente

Um dos teóricos que trata desse assunto é Michel Maffesoli. Ele fala de uma cultura das tribos, mais eficiente e volátil que outros tipos de cultura 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yuki Furukawa (古川雄輝)

Perfil
Nome: Yuki Furukawa (古川雄輝)
Data de nascimento: 18/12/1987 (27 anos) 
Altura: 180 cm 
Peso: 60 kg
Terra natal: Tokyo, Japão
Profissão: Ator e modelo
Agência: Horipro
Línguas: Japonês e Inglês

Facebook: Yuki Furukawa Oficial
Twitter: Yuki Furukawa Oficial
Instagram: Yuki Furukawa Oficial
Blog: Yuki Furukawa Oficial 



Sobre
Yuki Furukawa é um ator e modelo do Japão. Nascido em Tokyo, ele se mudou para o Canadá, em Toronto, com sua família, quando tinha apenas 7 anos de idade. Morou 11 anos no exterior, sendo que, com 16 anos, mudou-se por conta própria a Nova York (EUA), como um estudante de pesquisa durante dois anos.
Voltou ao Japão quando tinha 19 anos. Ao regressar, teve dificuldades ao se adaptar com a língua e a cultura japonesa, já que no Japão, falar inglês no dia a dia é considerado falta de educação. 
Durante o ensino fundamental, ele pertenceu ao clube de basquete. Cursou a universidade de Keio, com especialidade para Ciências da Engenharia. 
Seu pai é médico e investigador na área de me…

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Ato II- Cena II

O mesmo.
Jardim de Capuleto
Entra Romeu

Romeu:Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo
Julieta aparece na janela
Mais silêncio!Que luz ecoa agora da janela?Será Julieta, o sol daquele oriente?Surge formoso sol,e mata a Lua cheia de inveja,que se mostra pálida, e doente de tristeza,por ter visto que,como serva,és mais formosa que ela.Deixa,pois, de serví-la.
Ela é invejosa.
Somente os tolos usam sua túnica de vestal, verde e doente;joga-a fora.És minha dama.Oh,sim!É meu amor!Se ela soubesse disso!Ela fala;contudo não diz nada.Que importa?Com o olhar está falando.Vou responder-lhe.
Não,sou muito ousado,não se dirige a mim.As duas estrelas do céu, as mais formosas,tendo tido qualquer ocupação,aos olhos dela pediram que brilhassem nas esferas até que elas voltassem.
Que se dera se ficassem lá no alto dos olhos dela,e em sua cabeça dois luzeiros?Suas faces nitentes(resplandecentes,brilhantes)deixariam corridas às estrelas, como o dia faz com a luz das candeias, e seus o…

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História

A Viagem de Chihiro é uma das obras primas mais famosas de Hayao Miyazaki, e que mais ganhou premiações pela história bem elaborada.
Chihiro é uma menina de dez anos, que, por casos da vida, entra em um túnel com os pais (que por sinal, estavam curiosos para saber onde a passagem ia dar) e acaba parando em um mundo paralelo, cheio de mistérios e criaturas mágicas.

Sen to Chihiro no Kamikakushi (千と千尋の神隠し, nome original do filme) é, na verdade um jogo de palavras. Sen é uma palavra que tanto pode fazer referência ao nome que a protagonista, Chihiro, adquire durante o filme, ou "mil", "muitos" ou ainda "múltiplos". Além disso, a junção das duas primeiras palavras forma "Sento", que significa "Casa de Banho", onde a maior parte da história se passa.
O filme é composto de diversas metáforas e simbolismos tais como:

A metáfora dos porcos, quando os pais de Chihiro vão ao restaurante com a menina e são tranformados em porcos - Isso representa a…