Cultura: Das origens à atualidade (2/4) - Teorias sobre cultura

Neste post serão apresentados alguns autores e suas principais teorias a respeito da cultura, de forma breve e sucinta. 
1 - Edward Tylor 
Tylor é considerado pai do conceito moderno de cultura, porém suas ideias não são um consenso hoje em dia. Ele entendia que as culturas teriam uma origem comum, passando de um estado selvagem para o caminho da civilização. Esses pressupostos fizeram com que povos da Ásia e da África fossem vistos como inferiores, e assim foram subjugados pelo Imperialismo Europeu, como se precisassem de auxílio para evoluir.

2 - Franz Boas 

Franz Boas afirmava que as culturas se desenvolvem por meio da diversidade, e não através de um elemento único. Se as culturas são entendidas como uma plenitude, não faz sentido um julgamento sobre círculos evolutivos. Cada cultura fica sendo única na sua existência.

3 - Escola antropológica funcionalista 
Já no início do século XX surgiu uma escola antropológica chamada Funcionalista. Ela entendia a sociedade como um corpo biológico, sendo composta de partes integradas, que num conjunto, contribuem para o seu funcionamento total. O antropólogo Malinowski fez um amplo estudo sobre o kula, um relação de trocas de presentes entre povos do pacífico ocidental. Ele demonstrou o kula como um sistema articulado responsável pela integração cultural desses povos com a Inglaterra. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História