Eclipse total da lua e Superlua

Super Lua

São Paulo – Pela primeira vez desde 1982, você poderá testemunhar o encontro de dois fenômenos espaciais incríveis: o da Superlua e do eclipse lunar total. O evento acontecerá na noite deste domingo (27) a partir das 21h12 e ficará totalmente visível às 2h22 da segunda.

A coincidência destes dois eventos é tão rara que ocorreu apenas cinco vezes no século passado. Depois deste domingo, o fenômeno só deve se repetir em 2033.


A Superlua é um fenômeno relativamente comum. Na média, acontece uma vez a cada 13 meses. Eclipses lunares também ocorrem todos os anos. Contudo, eclipses lunares totais são mais raros. Aliás, o próximo será visto no Brasil somente daqui a quatro anos.

No dia 27, pessoas de todas as partes do mundo poderão ver a Lua em seu ponto mais próximo da Terra – conhecido como perigeu. A Superlua combina o perigeu com um dia de Lua cheia. A união destes dois fatores fará a Lua parecer 14% maior em diâmetro do que o habitual.


Ao mesmo tempo que o fenômeno da Superlua estiver acontecendo, a Terra vai passar entre o Sol e a Lua, criandoum eclipse lunar total.


Quem estiver interessado em assistir ao espetáculo astral ao vivo, a indicação é escolher um local alto, longe dos grandes centros. Se você mora em São Paulo, o Parque do Ibirapuera está promovendo um evento gratuito para quem quiser assistir o fenômeno.

Caso não possa sair de casa, a Nasa irá fazer a transmissão ao vivo da formação da Superlua e do eclipse lunar total em seu site.

O vídeo abaixo (em inglês) da Nasa explica como o fenômeno se forma:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História