História impressionante: a mulher que se transformou em gênio após sofrer um golpe na cabeça

Artigo original: Tu History - México 
Tradução: Rebeca Arimi Suzuki 
Leigh Erceg, hoje com 47 anos de idade, levava sua vida normalmente, com amigos e atividades mundanas trabalhando como administradora de um campo no Colorado, Estados Unidos. 
Em um dia no ano de 2009, enquanto alimentava as galinhas, teve um forte desmaio e sofreu lesões graves que causaram danos cerebrais e problemas na coluna vertebral. Então, os médicos acreditaram que não poderia mais ficar em pé ou andar. De fato, paulatinamente, Erceg iniciou um longo processo de recuperação. Mesmo podendo voltar a andar, perdeu qualquer lembrança de sua vida até o momento do acidente. Uma íntima amiga de infância a ajudou a reconstruir seu passado, com base em conversas e fotos. 
Mas o mais impressionante é que após o acidente, seus interesses e habilidades mudaram para sempre, e de modo drástico: logo tornou-se uma excelente desenhista e poetisa, com incrível capacidade para as ciências exatas e sensibilidade à luz. 
Clinicamente o quadro é o que se denomina "síndrome do sábio", um tipo de condição que acontece quando uma pessoa desenvolve repentinamente habilidades intelectuais que antes não possuía, o que pode dar, inclusive em níveis prodigiosos. Também se alterou a sua percepção sensorial com um fenômeno que se denomina sinestesia, pelo qual uma pessoa pode cheirar uma cor, ver um som e escutar uma forma geométrica, por exemplo. 
Os especialistas asseguram que se trata do primeiro caso documentado em que ambos, sinestesia e "síndrome do sábio", ocorreram conjuntamente em uma pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História