[Hoje na História] 30 de Maio

30 de Maio de 1431 - Joana D'Arc é queimada na fogueira 

Artigo original: Tu History - México 
Tradução por: Rebeca A. Suzuki 
Joana D'Arc foi queimada viva na fogueira na praça do Velho Mercado de Ramón, na França Seu nascimento foi em Domrémy, no noroeste da França , em 1412. Ali ainda hoje se instala sua casa natal. Joana D'Arc teve suas primeiras visões ainda no campo de Domrémy, ainda sendo uma adolescente. 
Diversas aparições de santos e arcanjos lhe enviaram mensagem divinas que a incitaram à ação: Assim, se uniu ao exército do rei da França para recuperar os territórios ocupados pelos ingleses como consequência da Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453). 
A jovem filha de camponeses foi presa pela corte de Carlos VII e ataviada com roupas masculinas, convenceu ao rei que ela era enviada para ajudar-lhe a reconquistar a França. 
Equipada com armadura branca e portando um estandarte e se colocou à frente das tropas e obrigou os ingleses a levantar o sítio de Orleans derrotou o general Talbot em Patay e nesse mesmo ano, Carlos VII foi coroado rei em Reims em 17 de julho de 1429. Um ano depois, foi feita prisioneira e entregue aos ingleses, que a acusaram de heresia e a condenaram a morrer na fogueira. Joana D'Arc não se retratou, senão reafirmou suas revelações. Em 1920 foi declarada santa pelo papa Bento XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História