Pular para o conteúdo principal

Rebeca Arimi Suzuki

Rebeca Arimi Suzuki

[Hoje na História] 25 de Maio

Artigo traduzido de "History en Español" 
Tradução feita por: Rebeca Arimi Suzuki

Ano de 1810 - Revolução de Maio na Argentina 

Quando as tropas de Napoleão invadiram a Espanha e capturou Fernando VII, em Buenos Aires, capital do Vice Reino do Rio da Prata e sede da sua vida política e econômica, um grupo de patriotas entre os quais estavam Manuel Belgrano, Mariano Moreno e Cornelio Saavedra, viram a oportunidade do Vice Reino do Rio da Prata se autogovernar. Haviam chagado a conclusão de que não seguiriam obedecendo a um vice-rei - Cisneros - que representava um soberano que já não tinha mais nenhuma autoridade sobre suas posses, e exigiam a abertura do Porto de Buenos Aires para o comércio mundial. Depois de conseguir a renúncia de Cisneros, em 25 de maio culminou a Revolução que, com a formação da Primeira Junta, estabeleceu o Primeiro Governo Pátrio.
A primeira tarefa da junta foi controlar o resto do vice-reino, razão pela qual quatro dias depois, ordenou que o exército marchasse até a ala norte para deter possíveis ataques contrarrevolucionários dos realistas. No dia 29/05 se oficializou o Dia do Exército Nacional Argentino.


Ano de 1833 - Promulga-se a Constituição de 1833, no Chile 

O Estado do Chile se conforma realmente com a Constituição de 1833, aprovada por uma convenção celebrada no dia 22 de maio, segundo decreto do presidente Prieto e promulgada dia 25 de maio de 1833.
O principal ideólogo dessa Carta é Diego Portales, que sustentava a ideia de criar um Executivo forte e impessoal, com um governo apoiado sob o princípio de autoridade e respeito à lei a fim de assegurar a ordem pública. Os redatores do texto foram o liberal Manuel José Gandarillas e o conservador Mariano Egaña, os quais tiveram que ceder suas posições ideológicas para levar a um bom término cometido
A constituição constava com 168 artigos agrupados em 12 capítulos. Em seu prefácio se declara que o regime é "popular representativo" e "a soberania reside essencialmente na nação que delega seus exercício nas as autoridades que estabelece a Constituição
O impulso restaurador de Portales encontrou via apropriada nessa constituição, a qual permaneceu por quase cem anos, período que teve importantíssimas reformas e modificações.


Ano de 1881 - "Gloria al Bravo Pueblo" - Declarado o Hino Nacional da Venezuela 

A canção "Gloria al Bravo Pueblo", constitui o mais vivo e perduravél testemunho da exaltação patriótica que se apoderou dos caraquenhos nos dias iniciais da Revolução Libertadora. Amplamente difundida em todo o país desde a mesma época de sua aparição, foi denominada "Canção Nacional", até que no dia 25 de maio de 1881, pelo decreto do Presidente Antonio Guzmán Blanco, alcançou a altíssima honra de ser elevada à categoria de "Hino Nacional dos Estados Unidos da Venezuela"
O Hino Nacional é o canto com o qual a Pátria celebra suas vitórias, relembra suas glórias e a declamam para seus filhos, para que a defendam, honrem e glorifiquem.
Essa Canção Nacional foi escrita por Vicente Salías, médico e escritor, e se atribuiu a música a Juan José Landaeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yuki Furukawa (古川雄輝)

Perfil
Nome: Yuki Furukawa (古川雄輝)
Data de nascimento: 18/12/1987 (27 anos) 
Altura: 180 cm 
Peso: 60 kg
Terra natal: Tokyo, Japão
Profissão: Ator e modelo
Agência: Horipro
Línguas: Japonês e Inglês

Facebook: Yuki Furukawa Oficial
Twitter: Yuki Furukawa Oficial
Instagram: Yuki Furukawa Oficial
Blog: Yuki Furukawa Oficial 



Sobre
Yuki Furukawa é um ator e modelo do Japão. Nascido em Tokyo, ele se mudou para o Canadá, em Toronto, com sua família, quando tinha apenas 7 anos de idade. Morou 11 anos no exterior, sendo que, com 16 anos, mudou-se por conta própria a Nova York (EUA), como um estudante de pesquisa durante dois anos.
Voltou ao Japão quando tinha 19 anos. Ao regressar, teve dificuldades ao se adaptar com a língua e a cultura japonesa, já que no Japão, falar inglês no dia a dia é considerado falta de educação. 
Durante o ensino fundamental, ele pertenceu ao clube de basquete. Cursou a universidade de Keio, com especialidade para Ciências da Engenharia. 
Seu pai é médico e investigador na área de me…

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Ato II- Cena II

O mesmo.
Jardim de Capuleto
Entra Romeu

Romeu:Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo
Julieta aparece na janela
Mais silêncio!Que luz ecoa agora da janela?Será Julieta, o sol daquele oriente?Surge formoso sol,e mata a Lua cheia de inveja,que se mostra pálida, e doente de tristeza,por ter visto que,como serva,és mais formosa que ela.Deixa,pois, de serví-la.
Ela é invejosa.
Somente os tolos usam sua túnica de vestal, verde e doente;joga-a fora.És minha dama.Oh,sim!É meu amor!Se ela soubesse disso!Ela fala;contudo não diz nada.Que importa?Com o olhar está falando.Vou responder-lhe.
Não,sou muito ousado,não se dirige a mim.As duas estrelas do céu, as mais formosas,tendo tido qualquer ocupação,aos olhos dela pediram que brilhassem nas esferas até que elas voltassem.
Que se dera se ficassem lá no alto dos olhos dela,e em sua cabeça dois luzeiros?Suas faces nitentes(resplandecentes,brilhantes)deixariam corridas às estrelas, como o dia faz com a luz das candeias, e seus o…

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História

A Viagem de Chihiro é uma das obras primas mais famosas de Hayao Miyazaki, e que mais ganhou premiações pela história bem elaborada.
Chihiro é uma menina de dez anos, que, por casos da vida, entra em um túnel com os pais (que por sinal, estavam curiosos para saber onde a passagem ia dar) e acaba parando em um mundo paralelo, cheio de mistérios e criaturas mágicas.

Sen to Chihiro no Kamikakushi (千と千尋の神隠し, nome original do filme) é, na verdade um jogo de palavras. Sen é uma palavra que tanto pode fazer referência ao nome que a protagonista, Chihiro, adquire durante o filme, ou "mil", "muitos" ou ainda "múltiplos". Além disso, a junção das duas primeiras palavras forma "Sento", que significa "Casa de Banho", onde a maior parte da história se passa.
O filme é composto de diversas metáforas e simbolismos tais como:

A metáfora dos porcos, quando os pais de Chihiro vão ao restaurante com a menina e são tranformados em porcos - Isso representa a…