[Hoje na História] 25 de Maio

Artigo traduzido de "History en Español" 
Tradução feita por: Rebeca Arimi Suzuki

Ano de 1810 - Revolução de Maio na Argentina 

Quando as tropas de Napoleão invadiram a Espanha e capturou Fernando VII, em Buenos Aires, capital do Vice Reino do Rio da Prata e sede da sua vida política e econômica, um grupo de patriotas entre os quais estavam Manuel Belgrano, Mariano Moreno e Cornelio Saavedra, viram a oportunidade do Vice Reino do Rio da Prata se autogovernar. Haviam chagado a conclusão de que não seguiriam obedecendo a um vice-rei - Cisneros - que representava um soberano que já não tinha mais nenhuma autoridade sobre suas posses, e exigiam a abertura do Porto de Buenos Aires para o comércio mundial. Depois de conseguir a renúncia de Cisneros, em 25 de maio culminou a Revolução que, com a formação da Primeira Junta, estabeleceu o Primeiro Governo Pátrio.
A primeira tarefa da junta foi controlar o resto do vice-reino, razão pela qual quatro dias depois, ordenou que o exército marchasse até a ala norte para deter possíveis ataques contrarrevolucionários dos realistas. No dia 29/05 se oficializou o Dia do Exército Nacional Argentino.


Ano de 1833 - Promulga-se a Constituição de 1833, no Chile 

O Estado do Chile se conforma realmente com a Constituição de 1833, aprovada por uma convenção celebrada no dia 22 de maio, segundo decreto do presidente Prieto e promulgada dia 25 de maio de 1833.
O principal ideólogo dessa Carta é Diego Portales, que sustentava a ideia de criar um Executivo forte e impessoal, com um governo apoiado sob o princípio de autoridade e respeito à lei a fim de assegurar a ordem pública. Os redatores do texto foram o liberal Manuel José Gandarillas e o conservador Mariano Egaña, os quais tiveram que ceder suas posições ideológicas para levar a um bom término cometido
A constituição constava com 168 artigos agrupados em 12 capítulos. Em seu prefácio se declara que o regime é "popular representativo" e "a soberania reside essencialmente na nação que delega seus exercício nas as autoridades que estabelece a Constituição
O impulso restaurador de Portales encontrou via apropriada nessa constituição, a qual permaneceu por quase cem anos, período que teve importantíssimas reformas e modificações.


Ano de 1881 - "Gloria al Bravo Pueblo" - Declarado o Hino Nacional da Venezuela 

A canção "Gloria al Bravo Pueblo", constitui o mais vivo e perduravél testemunho da exaltação patriótica que se apoderou dos caraquenhos nos dias iniciais da Revolução Libertadora. Amplamente difundida em todo o país desde a mesma época de sua aparição, foi denominada "Canção Nacional", até que no dia 25 de maio de 1881, pelo decreto do Presidente Antonio Guzmán Blanco, alcançou a altíssima honra de ser elevada à categoria de "Hino Nacional dos Estados Unidos da Venezuela"
O Hino Nacional é o canto com o qual a Pátria celebra suas vitórias, relembra suas glórias e a declamam para seus filhos, para que a defendam, honrem e glorifiquem.
Essa Canção Nacional foi escrita por Vicente Salías, médico e escritor, e se atribuiu a música a Juan José Landaeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História