[Curiosidades Históricas] Beethoven e sua inspiração para compor

Tradução por: Rebeca Arimi Suzuki
Investigadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Washington, entre os quais se encontram um cardiologista, um historiador de medicina e um musicólogo, depois de muitas investigações, começam a pensar que Beethoven poderia ter se inspirado nas batidas de seu coração e no ritmo do mesmo, para compor algumas de suas mais relevantes obras.
Segundo a composição de suas obras: mudanças inesperadas e repentinas do ritmo, junto com as claves da música, parecem demonstrar estreitas coincidências com a arritmia cardíaca da qual Beethoven sofria. Chegou-se a essa conclusão depois de analisar várias composições do compositor austríaco. Os investigadores explicam que:
"Quando o coração bate irregularmente por enfermidades cardíacas, ele o faz com alguns padrões  predeterminados. Pensamos que escutamos esses mesmos padrões em sua música."
Um exemplo disso é o movimento final de "Cavatina", de Beethoven, quarteto de cordas em "si bemol maior", Opus 130, no qual a clave muda repentinamente indicando um ritmo desequilibrado, ainda que, assim mesmo, descobriram mudanças de ritmo em outras composições.

É sem dúvida, um feito que somente grandes gênios podem fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História