Gênero Literário #07 - Romances Históricos

Romances históricos ou de época são aqueles que tem um pano de fundo histórico, ou seja, se passa em um determinado período da história da Civilização. Os romances, tal como seus subgêneros, surgiram no Romantismo. 
Em se tratando de Clássicos da Literatura, encontram-se no gênero "As Minas de Prata" e "Guerra dos Mascates", ambas obras de José de Alencar 

Nos dias atuais, muitos escritores escrevem romances históricos, baseando-se em uma época em especial 

Lucinda Riley, a mundialmente conhecida autora best-seller, tem suas histórias nesse gênero:

Em "A Luz Através da Janela" e "A Casa das Orquídeas" a trama gira em torno da Segunda Guerra Mundial 
Em "A Garota do Penhasco" e "A Rosa da Meia-Noite", as personagens se encontram na Primeira Guerra Mundial. 
No primeiro livro da série "As 7 Irmãs", o pano de fundo é a época da Belle Epoque no Brasil e a construção do Cristo Redentor.

Além dela, há outras autoras, como por exemplo, Candece Camp, Júlia Quinn, Lisa Kleypas e Meg Cabot (sob o pseudônimo de Patrícia Cabot). 

Minha opinião sobre o gênero "Romances Históricos" 
Eu particularmente, adoro Romances Históricos. A parte que eu mais gosto nesse tipo de narrativa é poder se colocar no lugar das personagens como se eu estivesse vivendo em uma época histórica, totalmente diferente da minha. Isso me faz pensar sempre nas vantagens e desvantagens de viver em tal período. 
Outra coisa interessante é que eu posso associar tudo o que eu já aprendi nas aulas de História com a narrativa em questão, e a partir daí, passar a compreendê-la de forma de melhor, na qual a leitura flui de maneira mais rápida e prazerosa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História