Gênero Literário #02 - Sick Lit

Sick-Lit é literalmente "Literatura doentia" ou "enferma". São livros que tem como protagonista pessoas com doenças graves, (como um câncer, por exemplo), depressão ou anorexia, suicídio, bullying, etc 
Pela própria temática, a narrativa tende a ser triste ou melancólica, com personagens que necessitam suportar enormes sofrimentos. 
Entretanto, mesmo com tal tema, tudo depende de como a narrativa é elaborada. John Green, quando escreveu "A Culpa é das Estrelas", colocou um pouco de comédia e uma dose de filosofia, o que suavizou a temática do câncer 

Livros Sick-Lit 
A Culpa é das Estrelas: Tanto Hazel quanto Augustus são portadores de câncer
As Vantagens de ser Invisível: O personagem fica com depressão e pensa seriamente em se suicidar 
Um amor para recordar: A protagonista é portadora de leucemia 
O Diário de uma Paixão: A protagonista é portadora de Alzheimer.

Minha opinião sobre "Sick-Lit" 
Há críticos que dizem que os não é apropriado os adolescentes lerem esse tipo de livro, pois ainda não tem maturidade mental para tal. 
Contudo, cada um é capaz de absorver aquilo que lhe parecer mais conveniente e por isso não é necessário "proibir" a pessoa de ler esses livros, até porque, a vantagem é que, se o cidadão se depara com um livro com essa temática, ele descobrirá como vivem as pessoas que sofrem de algum tipo de doença e poderá relacionar os fatos contidos na história com a própria realidade. Além disso, o leitor ainda pode se colocar no lugar das personagens e pensar como tem sorte de não ter que passar por um transtorno daqueles e ao final, dar mais valor à vida. 

Fontes de pesquisa
http://www.infoescola.com/literatura/sick-lit/
http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/10/generos-literarios-sick-lit-ou-sicklit.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História