Por que eu gosto de chick-lits?

Ultimamente, tenho lido muitos chick-lits (embora ainda seja uma completa amadora) e decidi falar dos motivos que me levaram a gostar tanto desse estilo de livro. 
1 - Trama leve 
Gosto de chick-lits porque o enredo em si tem uma trama bem leve, sendo uma leitura bem mais tranquila, o que de certa forma faz com que a minha leitura seja mais rentável (não tenho nada contra tramas mais elaboradas).

2 - Protagonistas autênticas
Nos chick-lits, as protagonistas são cheias de personalidade: autênticas, alegres, independentes, fazem de tudo para acalçarem o que querem ou o que acreditam ser o correto. Tudo isso faz com que eu me identifique com a personagem e me prender ainda mais ao livro em questão. Às vezes eu até mesmo sinto entrar na história e me por no lugar da protagonista...

3 - Narrativa bem humorada
Uma das características dos chick-lits é o bom humor, e eu sou uma pessoa que adora comédias e histórias de amor com um toque de humor.

4 - A menina detesta o cara (na maior parte das vezes) e depois se apaixona por ele 
Na maioria dos chick-lits (pelo menos nos que eu li até agora) a protagonista não suporta o rapaz por algum motivo e depois se apaixona por ele. A garota é precipitada demais e acaba achando que ele é chato, insuportável, idiota... (Isso que dá ser estourada sem conhecer o outro lado do cara primeiro! Coitado!) Enfim, depois disso tudo é que a personagem acorda para vida e percebe que na verdade ele é um cavalheiro, gentil, bacana... e faz o coração bater mais rápido! 
Ah, eu adoro isso, de verdade! Acho lindo quando a protagonista se dá conta do próprio sentimento e decide ficar com quem ama! Não há nada melhor que esse momento!

5 - O rapaz sempre é um cavalheiro, muito fechado e percebe que sente algo diferente pela garota
Na maior parte do tempo, o protagonista é um cavalheiro, todo gentil, instruído, educado (ainda que provoque a menina às vezes), mas nunca sabe como expressar o que sente pela menina, pois não conhece o próprio sentimento. Ou seja, depois que o cara encontra a protagonista, ele se depara com um sentimento que nunca tinha sentido na vida, e por isso fica sem saber como agir diante das situações em que ele fica a sós com a amada.

6 - A garota fica pensando no que aconteceu entre ela e o rapaz 
A protagonista costuma ficar refletindo sobre os momentos que teve junto do rapaz (o cara insuportável do começo da história) e como foi bom ter aquele tempinho com quem a gente gosta. Quando ela tem uma briga com o amado ou algo assim, na maior parte das vezes, ela também fica pensando em como não consegue estar longe de seu cavalheiro 

7- O rapaz admira a menina por alguma razão 
Nos chick-lits, à medida que tudo toma sua forma, o rapaz admira a mocinha por alguma razão: Pode ser pelo fato de a "princesa" ser espontânea, autêntica, sincera, honesta, alegre, ou extremamente bela! Aí começam aqueles comentários do tipo: "Eu gosto da sua personalidade espontânea" ou "Ah, você está tão linda!" ou ainda: "Você fica linda com qualquer coisa!"

8 - Acontece alguma tragédia com a menina 
Sempre (ou pelo menos na maioria das vezes) acontece algo desagradável com a menina: ou porque uma pessoa querida morreu ou está internado num hospital ou aconteceu algo grave com o homem que ama etc.

9 - Tem sempre alguém para atrapalhar a relação do casal principal 
Tem sempre alguém para atrapalhar a relação amorosa dos protagonistas: Ou tem um rapaz que ainda gosta da personagem principal (e ela fica confusa com os sentimentos), ou tem uma garota chata que só atazana a vida da menina. Ou ainda, uma terceira pessoa que quer o fim da união dos dois por um motivo em especial 

10 - O casal tem alguns conflitos, mas sempre reatam a relação 
Todo casal tem uma briga ou outra, e nos chick-lits não é diferente. Mas a maior parte das brigas são por um pequeno mal entendido, que faz com que um dos protagonistas fique chateado com algum acontecimento por tirar conclusões precipitadas. Mas depois que a pessoa se acalma e os protagonistas esclarecem um ao outro o que realmente aconteceu, eles reatam a relação e tudo fica na paz de novo... Daí recomeçam as cenas lindas que eu gosto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História