Características das protagonistas de chick-lits

A garota tem uma personalidade inigualável 
Os Chick-Lits mostram a menina independente, autêntica, com opinião própria, ousada, inteligente, esperta, enfim, dona de uma personalidade única e incomparável 

A protagonista tende a ser explosiva.
Por ter uma personalidade e tanto, a protagonista também é extremamente temperamental, com aqueles temperamentos bem tempestuosos, em que, quando a garota se estressa ela chuta o balde e até tira conclusões precipitadas 

A garota costuma não gostar do trabalho
Nos chick-lits, a protagonista sempre tem uma profissão, mas não gosta do que faz, geralmente porque a menina acha que o trabalho é chato demais! Ou talvez, (só talvez), ela nem queria ter que fazer isso ou aquilo... Aí eu fico pensando como é a gente poder fazer o que gosta, mas é inevitável ter que fazer algumas coisas que a gente não vai muito (ou nada) com a cara!


A protagonista encontra o cara por acaso 
O casal principal sempre (ou na maior parte das vezes, pelo menos) se encontra por acaso; ou ela esbarrou no rapaz, ou se encontraram no corredor, na escada... e por aí vai (...) 

A protagonista tira um monte de conclusões precipitadas sobre o cara 
No começo da história a menina simplesmente não suporta o rapaz por alguma razão e tira conclusões precipitadas, pensando que ele é chato, insuportável e nunca irá fazer o tipo dela. Depois ela descobre o outro lado do cara e começa a admirá-lo por ser alguém bacana, interessante, gente fina e por aí vai (...)

A garota admira o cara de alguma forma 
A protagonista admira o rapaz (só não diz isso em voz alta) de alguma maneira: pela forma física (músculos fortes e bem definidos, por exemplo) ou pela aparência em geral (cabelos e olhos que prendem a atenção) ou pela inteligência (a maioria dos protagonistas são inteligentes e bem informados) ou pela gentileza (eles são verdadeiros cavalheiros).


A protagonista percebe que seu sentimento é maior do que ela imaginava ser
Quando a menina começa a se afeiçoar pelo cara, ela pensa ser apenas uma amizade, no máximo uma atração e nada além disso. Mas quanto menos espera, ela finalmente que ama o rapaz de verdade e que quer ficar com ele para o resto da vida! Adoro esses momentos de amor! Acho que eu fico mais feliz que a protagonista (...)


A garota conquista o cara pela personalidade 
Ok. Beleza conta sim. Mas isso não é tudo. Nos chick-lits, o que chama a atenção do rapaz é justamente a personalidade ímpar da protagonista, porque o cara nunca tinha visto alguém como ela... Por isso, ele enxerga tal personalidade como algo especial 

A protagonista tem um lado sensível 
Por trás da personalidade forte e autêntica, existe alguém sensível, que é digna de dar e receber atenção, muito amor e carinho. O lado sensível da protagonista se percebe nos seus gestos gentis perante ao amado e também nas cenas em que ela se sente, frágil, carente e por isso acaba chorando.

A protagonista se sente protegida perto de quem ama 
Geralmente as protagonistas são retratadas como independentes e portanto, sabem se cuidar sozinha. Mas, quando estão perto do homem que ama se sente protegida e até mesmo, um pouco frágil. Quando está longe do seu cavalheiro, a mulher se sente simplesmente desnorteada e incapaz de proteger a si mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História