Pitágoras

Ideia central de Pitágoras: O número é regente das formas e ideias.


A respeito de Pitágoras, sabe-se que ele foi um pensador grego que aprendeu rudimentos da Geometria e por isso desenvolveu grande raciocínio lógico, e o usava como base do pensamento filosófico a ciência e a matemática.
Entretanto, ao mesmo tempo que era racional, ele também era extremamente religioso e supersticioso, acreditava na transmigração e na reencarnação das almas.
Também dizem que os pitagóricos (seguidores de Pitágoras) viam as ideias do mestre como revelações místicas (divinas)
Embora as duas faces do pensamento pitagórico pareçam incompatíveis, o filósofo não as viam de tal forma. Para ele, o objetivo da vida é libertar-se do ciclo da reencarnação, que pode ser obtido com a adesão de um rígido conjunto de regras de comportamento por meio da contemplação (o que chamaríamos de pensamento filosófico científico objetivo)
Famoso pelo Teorema de Pitágoras (a soma dos catetos ao quadrado é igual à hipotenusa ao quadrado), já nessa época ele mostrou que isso servia para todo triângulo reto, e que tem como base o triângulo de lado 3, 4, 5. Seja como for, isso foi outra ideia "divina"
De Pitágoras também são conhecidas as suas habilidades para vários outros ramos do conhecimento que ele explicava a partir de princípios matemáticos. Determinou as razões dos intervalos consonantes (o número de notas entre duas notas que determina se elas vão tocar harmoniosamente juntas) Explicava que isso estava ligado com o princípio da razão e da proporção. 
Em uma de suas mais célebres citações, ele afirma:
"Há geometria no som das cordas, há música no espaçamento das esferas"
Pitágoras também estabeleceu que existia uma relação harmônica entre os astros, estrelas e planetas.
Outra contribuição deste filósofo diz respeito ao raciocínio dedutivo, que foi melhorado ao longo dos séculos.
No ramo da filosofia, uma das mais importantes contribuições foi que o pensamento abstrato é superior à evidência dos sentidos.

Comentários

Postagens mais visitadas