O Livro da Filosofia

Ficha técnica
Título: O Livro da Filosofia
Autores: Diversos
Altura: 23,5 cm.
Largura: 19 cm.
Profundidade: 1 cm.
Acabamento: Brochura
Edição: 1 / 2011
Idioma: Português
Número de Paginas: 352
Categoria: Não Ficção

Sinopse
O livro da filosofia traz uma coleção de ideias fundamentais para um mergulho no pensamento filosófico. Engana-se quem pensa que por se tratar de uma compilação a abordagem é simplista e somente voltada a leigos: o livro é completo, instigante e oferece a leitores com diferentes perfis informação de qualidade em apresentação gráfica inovadora. Um verdadeiro convite ao exercício do pensar — o verdadeiro objetivo da filosofia.
Organizado de maneira sincrônica, o que permite cobrir da Antiguidade ao momento contemporâneo, o livro é composto por capítulos organizados em torno de máximas dos grandes expoentes da filosofia. A partir dessas máximas, o pensamento é destrinchado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. Assim, em único livro, visões e teorias conflitantes são postas lado a lado, mostrando que a prática da filosofia não se faz de pensamentos estáticos, mas de uma atividade cotidiana na qual se questiona o viver e suas contradições, expectativas e temores.
O leitor terá a chance de perceber que a filosofia é, sim, um modo de pensar e estar no mundo, priorizando as principais características humanas: curiosidade, raciocínio e discernimento. Roland Barthes, um dos filósofos abordados, lembrou que “saber” e “sabor” partem de uma mesma etimologia e, portanto, caminham juntos. Se a busca pelo conhecimento deve trazer entusiasmo e alegria, O livro da filosofia nos oferece em abundância essas recompensas.

Minha opinião sobre esse livro
Há alguns dias ganhei esse livro (que eu queria já fazia um tempo) e comecei a lê-lo hoje. Pelo que eu vi, há diversos autores os quais eu já ouvi falar e já estudei nas aulas de Filosofia e História, então, a minha compreensão perante esse livro deve ser mais fácil (e está sendo, até agora).
Pelo que pude perceber, os autores trouxeram de forma clara e objetiva, o pensamento filosófico de cada autor, o que ajuda bastante!
O que mais me chamou a atenção foi o fato do livro trazer uma linha do tempo, antes de começar um período da História. Desse modo fica mais fácil localizar os acontecimentos mais marcantes da época, para entender de uma forma melhor o que levou um determinado filósofo a pensar de tal forma.
Até agora eu li sobre Tales, Pitágoras, Lao-Tsé, Sidartha Gautama (Buda) e um pouco de Confúcio.

Comentários

Postagens mais visitadas