Epicuro

Fundamental à filosofia de Epicuro é a visão da paz de espírito, ou tranquilidade como objetivo de vida.
Ele argumentou que o prazer e a dor são as raízes do bem e do mal, e que qualidades como virtude e justiça derivam dessas raízes, porque:
"É impossível viver uma vida agradável sem viver de maneira sábia, honrada e justa, e é impossível viver de uma maneira sábia, honrada e justa, sem viver de maneira agradável"
Para Epicuro, o maior prazer só é alcançável através do conhecimento, da amizade, e de uma vida moderada, livre do medo e da dor
Um dos obstáculos para desfrutar de uma mente tranquila, raciocinou Epicuro, era o medo da morte, intensificado pela crença religiosa de que, se incorrer da ira dos deuses, você será severamente punido na vida após a morte.
Em vez de agir contra esse medo, propondo um estado alternativo de imortalidade, Epicuro tentou explicar a natureza da própria morte. Ele começou propondo que, quando morremos, não estamos cientes da morte, já que nossa consciência (nossa alma), para de existir quando a vida cessa.
Para explicar isso, ele assumiu a visão de que o mundo inteiro consiste em átomos ou espaços vazios, como manifestado pelos pensadores Leucipo e Demócrito. Epicuro ponderou que a alma não pode ser um espaço vazio, porque ela opera dinamicamente com o corpo e então, deve ser composta de átomos. Ele descreveu esses átomos da alma distribuídos ao redor do corpo, mas tão frágeis que se dissolvem quando morremos e então não somos mais capazes de sentir nada.
Se quando morremos perdemos a capacidade de sentir as coisas, mental ou fisicamente, é tolice deixar o medo da morte causar-nos dor enquanto vivemos.
Epicuro atraiu um séquito pequeno mas dedicado durante sua vida, mas era visto como alguém impopular. Seu pensamento foi amplamente ignorado pela filosofia predominantemente por séculos, ressurgindo no século XVIII nas ideias de Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Na política revolucionária, os princípios do Epicurismo ecoam nas palavras da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América: "Vida, liberdade, e a busca pela felicidade."

Comentários

Postagens mais visitadas