Hipérion, o titã do sol

Mito de Hipérion

De acordo com a Teogonia de Hesíodo, o Titã Hipérion teria casado com sua irmã, a Titânide Téia, e gerado com ela, 3 filhos, que simbolizam a passagem do dia: Hélio (o sol), Eos (Aurora) e Selene (Lua)
Filho de Gaia e Urano, segundo a mitologia é um dos Titãs que nos tempos remotos se uniram para castrar o pai
Os 4 titãs (Hipérion,Jápeto, Crios, Coios) representam os 4 pilares que separam o céu da terra
Por ser pai do sol, da aurora e da lua, Hipérion se localiza no lado leste, enquanto seus irmãos Coios, Crios e Jápeto, personificam respectivamente, o norte, o sul, e o oeste.
Segundo Diodoro da Silícia, Hipérion teria sido o primeiro astrônomo a observar a lua, o sol, e os astros do universo, e que por isso seria o patrono destes mesmos.
E dito que foi o lider da Titanomaquia depois que Cronos foi derrotado, e após essa Guerra, Zeus o lançou no Tátaro, a parte mais profunda do Hades.
Hipérion e todos os seus irmãos, deram uma habilidade aos humanos, e dizem que Hipérion deu aos humanos o dom da visão, já que o seu nome significa "aquele que vê de cima" e a esposa com quem se casou também o nome cujo significado é "visão", o que reforça mais essa teoria

Hipérion na Literatura

Hipérion é mencionado em dois poemas épicos: "A Queda de Hipérion" e "Um sonho e Hipérion", incompleto (1818), ambos escritos por John Keats.
Na tragédia de Hamlet, escrita por Shakespeare, o príncipe compara seu pai a Hipérion, visto como um belo deus da luz, ou identificado com Hélio, e seu tio Cláudius, é comparado com um sátiro
Hipérion, também é citado no poema "Lucifer, de Mihai Eminescu, também citou o deus no poema "Lúcifer"
Hipérion também faz uma participação no livro "O Último Olimpiano" da série Percy Jackson e os Olimpianos, sendo que logo depois, o titã é derrotado por Percy.
Aparece também, no livro "A Casa de Hades" (4° volume de HDO), quando é morto pelo irmão Jápeto (apelidado de Bob, por Percy), ficando no Tártaro, uma vez mais.

Fontes:

http://www.eutanasiamental.com.br/2013/11/hiperion-o-tita-solar-mitologico.html
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Hip%C3%A9rion

Pode também gostar de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História