Fukubukuro, sacolas japonesas da sorte

Fukubukuro (sacolas da sorte ou da fortuna) são sacos distribuidos no começo do ano, encontrado no primeiro dia útil após o Ano Novo, o qual contém itens aleatórios, e são temáticos, dependendo do tipo de loja (brinquedo, alimentos, eletrônicos, etc) tendo produtos de uma mesma marca.
É um tipo de "saco surpresa", e sendo assim, é como tentar a sorte, ou algo parecido.
No Japão ficam filas quilometricas com os milhares de japoneses que querem adquirir a sacola.
Apesar de não saberem o que há dentro, os japoneses veem isso como algo divertido, e sabem que na maioria das vezes, aquilo que está contido em seu interior, vale a pena.
Mas, atualmente, há  lojas que já dizem que produtos estão dentro do sacos, e o motivo é para que as pessoas fiquem mais seguras, de que a compra será boa mesmo!!
Acredita-se que a tradição de distribuí-las, tenham começado no final da Era Meiji com uma tradicional loja de departamento em Ginza, chamada Matsuya.
A ideia se espalhou rapidamente por outras lojas no país e desde então, tornou-se praticamente uma tradição de Ano Novo entre os consumidores japoneses.
Há pessoas que chegam até mesmo dia anterior, para conseguir maiores descontos, que podem chegar até 80% ao preço original do produto , já que o preço do saco é de 5.000 a 10.000 yens, mas também tem Fukubukuros a preços altíssimos, de até 200.000 yenes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História