Espíritos da Mitologia Grega

Karpoi
Os Karpoi são os espíritos dos grãos, filhos da deusa Gaia, e protegidos pela mesma.
Acredita-se que cada um deles tivesse um nome de um grão diferente, e que odiavam Deméter (Ceres), por ser a deusa da agricultura, e assim, plantava os grãos e os colhia!

Lares
Manes (Grécia) ou Lares (Roma, Itália), eram os espíritos de ancestrais, (também considerado dos lares, já que permaneciam nas moradias) e que não precisavam ser temidos se todos os rituais fossem realizados, conforme estavam preescritos, segundo a religião.
Dizem que eram responsáveis pelo fogo doméstico, e poderiam ser inclusive, um recurso de proteção, no sentido de interferir a favor dos parentes, usando poderes adquiridos do além.

Arai
Dizem ser espíritos filhas de Nix, por si mesma, e representavam as maldições, e por isso torturavam as pessoas. Acredita-se que estas figuras estão intimamente ligadas com as Erínias ou Fúrias, que personificavam a vingança e "moravam" no Hades.

Lemures.
Eram espíritos desencarnados, mais conhecidos como "espíritos da noite", por vagarem no cemitério durante esse período.
Como ficavam vagando, não tinham descanso póstumo, e para agradar-lhes, eram feitas certas oferendas, que, de uma forma ou de outra, eram só para prolongar a "estadia" dos espíritos no mundo mortal

As Larvas
Eram os espíritos maléficos que eram responsáveis por gerar a demência e a eplepsia nas pessoas, e que apesar de sombrios e cruéis, poderiam ser brincalhões e travessos, muitas vezes descritos como esqueletos etéreos.

Keres (Queres)
Eram as filhas de Nix, sem a companhia de um deus.
Estes espíritos personificavam o destino cruel, fatal, e impossível de escapar, e por isso trazem a morte de forma violenta, aos seres humanos.
Dentre todas as Keres, podem-se destacar:

  • Anaplekte: Simboliza a morte rápida (por que será, né?)
  • Ker: Personifica a destruição
  • Stygere: Personifica o ódio
  • Limos: Representa a fome
Fontes:

Para saber mais sobre o assunto:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História