Pular para o conteúdo principal

Rebeca Arimi Suzuki

Rebeca Arimi Suzuki

Curiosidades de Percy Jackson e os Olimpianos

De onde veio a ideia de criar Percy Jackson e os Olimpianos?

Rick Riordan lecionava história e inglês, e quando seu filho Haley, estava na 3ª série, (o menino tinha acabado de ser diagnosticado com TDAH & deslexia) e lhe pediu para contar uma história antes de dormir, Rick começou a contar-lhe histórias da mitologia grega (um dos poucos assuntos que o filho gostava)
De início, o garoto gostou do que o pai estava contando, mas depois começou a "ficar chato", porque, segundo a criança, "tinha sempre os mesmos personagens"
Assim,  baseando-se na mitologia grega, Rick começou a contar a história de um menino semideus, que vivia em NY, e também tinha os mesmos problemas que Haley e que vivia grandes aventuras com os amigos (que seria conhecido como Percy no mundo todo, um tempo depois) e que precisava recuperar o raio mestre de Zeus, o mais rápido possível
Segundo o escritor, demorou bastante para contar a história, mas valeu a pena e foi gratificante para ele: "Levei 3 noites para contar toda a história, e, quando terminei, Haley disse que deveria escrever um livro"

Sobre os Personagens

  • Castor e Pólux, os gêmeos filhos de Dionísio nos Livros são na verdade, filhos da mortal Leda, entretanto, Castor é mortal, e Pólux, é um semideus (Leda + Zeus)
  • Pérsefone é filha de Zeus com Deméter, então Hades se casou com a sobrinha.
  • A mãe de Luke se chama May, e na mitologia grega, a mãe do deus Hermes se chama Maia
  • Minos, é filho de Zeus com Europa
  • Percy é a abreviação de Perseu, um antigo herói grego, que matou a Medusa (Percy também a mata no primeiro Livro), mas no livro "O Mar de Monstros", é revelado que a mãe Sally, colocou o nome de seu filho de Perseu, por ser um herói que (milagrosamente) teve seu final feliz (na maioria das versões) e Jackson é um nome que o autor sempre gostou, por diversas razões: Quando estava escrevendo "O Ladrão de Raios", estava ensinando  Andrew Jackson e Jackson Stonewall, em suas aulas de história americana, e além disso, o apelido de seu avô era Jack, daí a inspiração para o sobrenome de Percy.
  • Annabeth é um nome inventado pelo próprio autor, mas é inspirada em Atalanta, uma grande heroína grega, muito famosa, que também era descrita como sendo loira e com olhos ferozes
  • Alguns nomes foram escolhidos a partir de pessoas que Rick conhecia: A senhora Dodds, é baseada, em uma verdadeira Sra. Dodds, que deu aulas de matemática a Rick, na escola onde ele estudava, e o Sr. Brunner era o seu professor de latim nessa instituição.
  • Travis e Cornnor Stoll (filhos de Hermes) tal como Charles Beckendorf (filho de Hefesto), são na verdade, personagens baseados em ex-alunos de Rick Riordan. Ele também teve alunos chamados Miranda e Nico.

Fama:

  • A Saga "Percy Jackson e os Olimpianos" permaneceu por 155 semanas na lista de best sellers do The New York Times

Fontes de Pesquisa: 

Comentários

  1. Obg por tudo isso, eu tenho q fazer um seminário com tema livro e escolhi Percy Jackson ( minha saga favorita S2) e sua postagem me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que, fico feliz por ter te ajudado
      Lamento por responder um pouco tarde

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Yuki Furukawa (古川雄輝)

Perfil
Nome: Yuki Furukawa (古川雄輝)
Data de nascimento: 18/12/1987 (27 anos) 
Altura: 180 cm 
Peso: 60 kg
Terra natal: Tokyo, Japão
Profissão: Ator e modelo
Agência: Horipro
Línguas: Japonês e Inglês

Facebook: Yuki Furukawa Oficial
Twitter: Yuki Furukawa Oficial
Instagram: Yuki Furukawa Oficial
Blog: Yuki Furukawa Oficial 



Sobre
Yuki Furukawa é um ator e modelo do Japão. Nascido em Tokyo, ele se mudou para o Canadá, em Toronto, com sua família, quando tinha apenas 7 anos de idade. Morou 11 anos no exterior, sendo que, com 16 anos, mudou-se por conta própria a Nova York (EUA), como um estudante de pesquisa durante dois anos.
Voltou ao Japão quando tinha 19 anos. Ao regressar, teve dificuldades ao se adaptar com a língua e a cultura japonesa, já que no Japão, falar inglês no dia a dia é considerado falta de educação. 
Durante o ensino fundamental, ele pertenceu ao clube de basquete. Cursou a universidade de Keio, com especialidade para Ciências da Engenharia. 
Seu pai é médico e investigador na área de me…

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Ato II- Cena II

O mesmo.
Jardim de Capuleto
Entra Romeu

Romeu:Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo
Julieta aparece na janela
Mais silêncio!Que luz ecoa agora da janela?Será Julieta, o sol daquele oriente?Surge formoso sol,e mata a Lua cheia de inveja,que se mostra pálida, e doente de tristeza,por ter visto que,como serva,és mais formosa que ela.Deixa,pois, de serví-la.
Ela é invejosa.
Somente os tolos usam sua túnica de vestal, verde e doente;joga-a fora.És minha dama.Oh,sim!É meu amor!Se ela soubesse disso!Ela fala;contudo não diz nada.Que importa?Com o olhar está falando.Vou responder-lhe.
Não,sou muito ousado,não se dirige a mim.As duas estrelas do céu, as mais formosas,tendo tido qualquer ocupação,aos olhos dela pediram que brilhassem nas esferas até que elas voltassem.
Que se dera se ficassem lá no alto dos olhos dela,e em sua cabeça dois luzeiros?Suas faces nitentes(resplandecentes,brilhantes)deixariam corridas às estrelas, como o dia faz com a luz das candeias, e seus o…

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História

A Viagem de Chihiro é uma das obras primas mais famosas de Hayao Miyazaki, e que mais ganhou premiações pela história bem elaborada.
Chihiro é uma menina de dez anos, que, por casos da vida, entra em um túnel com os pais (que por sinal, estavam curiosos para saber onde a passagem ia dar) e acaba parando em um mundo paralelo, cheio de mistérios e criaturas mágicas.

Sen to Chihiro no Kamikakushi (千と千尋の神隠し, nome original do filme) é, na verdade um jogo de palavras. Sen é uma palavra que tanto pode fazer referência ao nome que a protagonista, Chihiro, adquire durante o filme, ou "mil", "muitos" ou ainda "múltiplos". Além disso, a junção das duas primeiras palavras forma "Sento", que significa "Casa de Banho", onde a maior parte da história se passa.
O filme é composto de diversas metáforas e simbolismos tais como:

A metáfora dos porcos, quando os pais de Chihiro vão ao restaurante com a menina e são tranformados em porcos - Isso representa a…