Arte da Grécia Antiga

Os Gregos foram os primeiros artistas da história, e o tempo em que foram construídas as obras podem ser divididos em 4 peródos diferentes: o geométrico, o arcaico, o clássico, e o helenísco. Ou seja, desde o príncípio até as invasões da Grécia (chegada dos povos Jônico, Dórico e Coríntio, no país, e sendo assim, a arquitetura e arte também sofreram inflências destes)
Vale ressaltar que, nos tempos antigos, a arte grega em si, era voltada à religião, tendo a presença de diversos templos dedicados aos deuses, como Atena & Zeus, por exemplo, além monumentos históricos, e/ou pontos túristicos que perduram até a atualidade.
Arte Geométrica
Período Geométrico (séculos VIII & IX a.C)
Período em que arte se restringia à decoração de pequenos utensílios, em estilo simples e sóbrio, sendo compostas por variações e combinações criativas tais como curvas, triângulos, losangos, linhas quebradas ou continuas, etc. Havia a introdução de figuras (humanas/animais) que retratavam cenas de um acontecimento da Grécia, como por exemplo, as guerras

Período Arcaico
Fase Orientalizante
Fase Arcaica
Há duas fases da Arte Arcaica: Orientalizante (até aproximadamente 650 a.C.),e a Arcaica propriamente dita:(finais do séc. VII até cerca de 480 a.C.)
Na primeira fase, verifica-se a influência oriental, e a valorização do figfurativo, retratando seres mitológicos como: o grifo, a esfinge e as górgonas, por exemplo.
Já na fase Arcaica se apresentam as cerêmicas e as pinturas a negro, e dentre as inovações desta fase, encontram-se além das representações de figuras da mitológica, a preocupação em retratar a família e o cotidiano, sendo que as figuras eram retratadas com maior precisão e realismo.

Estilo Clássico:
Aperfeiçoamento das técnicas já existentes, e o aparecimento do uso da perspectiva, dinaminismo, com superfícies cobertas a verniz, e foi um período no qual predominaram a racionalidade filosófica, a naturalidade e grande expressividade, como uma enorme liberdade criadora, uma das características marcantes da época~.

Na Época Helenística, que remonta o período de expansão territorial de Alexandre Magno, novas formas de arte aparecem, e a cerâmica, por ser um elemento bastante clássico, acaba desaparecendo

Fontes:
http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/tag/cerâmica+grega
http://philosophiagrega.no.comunidades.net/index.php?pagina=1162616466

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História