Pular para o conteúdo principal

Rebeca Arimi Suzuki

Rebeca Arimi Suzuki

Amaterasu, a radiante luz que emana dos céus

1# Introdução a deusa Amaterasu

Amaterasu é a deusa do sol, sengundo a mitologia do Japão e tem uma irmã chamada Uzume, que personifica a Alegria, cujos caminhos se cruzaram, e a relação entre ambas permance intimamente ligadas
O nome da deusa significa "Grande deusa Augusta que ilumina os céus", sendo uma das divindades mais importantes do Japão, por ter dado origem à família imperial
Nascida do olho esquerdo de Izagini, ela tinha como irmãos, Tsukuyomi (o deus da Lua) e Susanoo (deus das trevas)
É descrita por muitos de seus seguidores, como "a que emana toda a luz", e devido à sua compaixão e suavidade, representa o sol
Ela é cultuada no Templo Ise, pertencente à família imperial.
Até antes da Segunda Guerra, os japoneses acalentavam o desejo de visitar o local menos uma vez na vida. Não por ser o templo da família imperial, mas para rezar e pedir por uma farta colheita à deusa Amaterasu, fonte da vida, ao Deus da Água Sarutahiko, e à Deusa dos Cereais, Toyouke.

2#Amaterasu e a lenda da gruta
A história mais conhecida que menciona Amaterasu como figura principal, é a da gruta.
Vamos a ela:
Conta a lenda, que Susanoo se comportava muito mal, e tudo o que sabia, era atormentar a irmã.
Um dia, matou o cavalo da deusa (*animal que lhe era sagrado*) e jogou sua carcaça sangrenta sobre ela e suas auxiliares no quarto de tear.
Algumas versões contam, que uma tecelã morreu de susto e, em outras, que a própria Amaterasu saiu ferida do ataque.
Mas, o que realmente aconteceu é que a Deusa se assustou tanto, que se refugiou em uma gruta do ceú, envergonhada do que havia acontecido.

Durante sua ausêcia, o mundo permanceu na escuridão, e cobriu-se de travas, já que o sol não aparecia mais.
Dizem ainda, que nesse período, os campos morreram e tudo congelou.
Os outros deuses, temendo que essa escuridão perdurasse eternamente, fizeram uma festa na porta da gruta, e colocaram na árvore que rodeava a entrada da gruta, um grande espelho mágico, bandeirolas de cânhamo e jóias.
Depois acenderam enormes fogueiras para iluminar o local, fazendo com que os galos cantassem achando que o dia raiava, enquanto os membros da família divina, reunidos nesse lugar, sopravam pífaros, tocavam tambor e faziam uma grande algazarra.
Após algum tempo, a deusa Uzume teve a ideia de dançar um pouco.
Mas, a dança que estava apresentando era tão ridícula que as outras divindades começaram a rir bem alto.
Com tanto barulho, Amaterasu ficou curiosa e decidiu sair para ver o que estava acontecendo.
Ao fazê-lo deparou-se com uma luz forte e brilhante, a qual, depois de algum tempo, a deusa percebeu que era o seu próprio reflexo.
Porém, enquanto estava distraída, os outros deuses fecharam a entrada da gruta com uma pedra e insistiram que ela retornasse ao plano celestial.
E, no final, mesmo que Susanoo tivesse sido desonrado pelos outros deuses, Amaterasu o fez mensageiro de seu amor e desejos.
Quanto à Uzume, esta ficou extreemamente feliz pelo fato de tudo ter acabado bem, e a alegria poder reinar uma vez mais!
Finalmente, tempos depois, Amaterasu enviou seu neto ao Japão para promover a paz e seu bisneto, Jinmu, transformou-se no primeiro imperador do país. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yuki Furukawa (古川雄輝)

Perfil
Nome: Yuki Furukawa (古川雄輝)
Data de nascimento: 18/12/1987 (27 anos) 
Altura: 180 cm 
Peso: 60 kg
Terra natal: Tokyo, Japão
Profissão: Ator e modelo
Agência: Horipro
Línguas: Japonês e Inglês

Facebook: Yuki Furukawa Oficial
Twitter: Yuki Furukawa Oficial
Instagram: Yuki Furukawa Oficial
Blog: Yuki Furukawa Oficial 



Sobre
Yuki Furukawa é um ator e modelo do Japão. Nascido em Tokyo, ele se mudou para o Canadá, em Toronto, com sua família, quando tinha apenas 7 anos de idade. Morou 11 anos no exterior, sendo que, com 16 anos, mudou-se por conta própria a Nova York (EUA), como um estudante de pesquisa durante dois anos.
Voltou ao Japão quando tinha 19 anos. Ao regressar, teve dificuldades ao se adaptar com a língua e a cultura japonesa, já que no Japão, falar inglês no dia a dia é considerado falta de educação. 
Durante o ensino fundamental, ele pertenceu ao clube de basquete. Cursou a universidade de Keio, com especialidade para Ciências da Engenharia. 
Seu pai é médico e investigador na área de me…

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Ato II- Cena II

O mesmo.
Jardim de Capuleto
Entra Romeu

Romeu:Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo
Julieta aparece na janela
Mais silêncio!Que luz ecoa agora da janela?Será Julieta, o sol daquele oriente?Surge formoso sol,e mata a Lua cheia de inveja,que se mostra pálida, e doente de tristeza,por ter visto que,como serva,és mais formosa que ela.Deixa,pois, de serví-la.
Ela é invejosa.
Somente os tolos usam sua túnica de vestal, verde e doente;joga-a fora.És minha dama.Oh,sim!É meu amor!Se ela soubesse disso!Ela fala;contudo não diz nada.Que importa?Com o olhar está falando.Vou responder-lhe.
Não,sou muito ousado,não se dirige a mim.As duas estrelas do céu, as mais formosas,tendo tido qualquer ocupação,aos olhos dela pediram que brilhassem nas esferas até que elas voltassem.
Que se dera se ficassem lá no alto dos olhos dela,e em sua cabeça dois luzeiros?Suas faces nitentes(resplandecentes,brilhantes)deixariam corridas às estrelas, como o dia faz com a luz das candeias, e seus o…

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História

A Viagem de Chihiro é uma das obras primas mais famosas de Hayao Miyazaki, e que mais ganhou premiações pela história bem elaborada.
Chihiro é uma menina de dez anos, que, por casos da vida, entra em um túnel com os pais (que por sinal, estavam curiosos para saber onde a passagem ia dar) e acaba parando em um mundo paralelo, cheio de mistérios e criaturas mágicas.

Sen to Chihiro no Kamikakushi (千と千尋の神隠し, nome original do filme) é, na verdade um jogo de palavras. Sen é uma palavra que tanto pode fazer referência ao nome que a protagonista, Chihiro, adquire durante o filme, ou "mil", "muitos" ou ainda "múltiplos". Além disso, a junção das duas primeiras palavras forma "Sento", que significa "Casa de Banho", onde a maior parte da história se passa.
O filme é composto de diversas metáforas e simbolismos tais como:

A metáfora dos porcos, quando os pais de Chihiro vão ao restaurante com a menina e são tranformados em porcos - Isso representa a…