Jano, a dualidade

Janos; A dualidade em pessoa
Janos na mitologia greco-romana é o deus dos portais, e representa a dualidade humana e divina.
De acordo com as lendas ele era um homem mortal, nascido na Tessália, e ao se mudar para o Lácio, casou-se com a Rainha, com quem dividiu o reino.
Após a morte de sua esposa, Jano teve de governar sozinho todo o seu reino, e seu governo foi dedicado às transformações, aos desenvolvimentos científicos, à criação de leis, aprimoramento de cultivos e as primeiras moedas, trazendo, assim, uma época de mudanças e de paz para o Lácio.
Com a sua morte, recebeu o título de Deus, por ter feito tantas coisas boas para a humanidade.
Em contrapartida, há quem diga que ele era realmente um deus, imortal, filho de Apolo e Creusa, mas a ideia de que ele trouxe benefícios a nós, humanos, permanece.
Sua representação é a de um homem com duas caras, uma olhando para frente e outra para trás (ou seja, o futuro que seguirá, e o passado que já se foi)
A dualidade é a principal característica desse deus, e como exemplo podemos citar: entradas e saídas, começos e términos, mentiras e verdades.
Assim, muitos ficavam indecisos, sobre qual caminho seguir
De acordo com o que dizem, o seu templo ficava com as portas abertas nos tempos de guerras, e nos tempos de paz ficavam fechadas.
Historicamente, acredita-se que as portas ficaram fechadas apenas duas vezes: uma durante o reinado de Augusto, e outra no governo de Numa. (Coitados dos pobres seres humanos que só presenciavam guerras e mais guerras)
Janos rege tudo aquilo que se inicia na vida, e que se abre durante a mesma, mas também volta-se a tudo aquilo que termina e se fecha.
Ele era adorado no primeiro dia de todos os meses, nas épocas de plantio e colheitas, nos casamentos, nascimentos e acontecimentos considerados importantes na vida das pessoas, representava também momentos de transição e escolhas que mudavam os cursos da vida.
Seu mês é janeiro, mês que leva seu nome, já que é um mês que leva consigo um pouco do passado,mas que promete um novo futuro para aquele ano que se iniciará a todo o vapor!!!

Comentários

Postagens mais visitadas