Os Vírus

I)Os Vírus
São seres acelulares, que, ou apresentam DNA ou RNA, nunca os dois juntos.
São parasitas intracelulares obrigatório, já que a falta de hialoplasma e ribossomos, faz com que eles não tenham um metabolismo próprio, e, desta forma, precisam de um ambiente que tenham estes componentes que contendo os ribossomos e outras diferentes substâncias, efetuará a síntese de proteínas do vírus, e simultaneamente, permitirá a multiplicação do material genético do individuo, que, por sua vez, se apossou da célula, a qual parasitou.
Um dos mais conhecidos vírus é o chamado Bacteriófago T4, que é o parasita de bactérias.
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é uma doença causada pelo vírus HIV, parasita de linfócitos (células sanguíneas produtoras de anticorpos).
Esse vírus é dotado de três envoltórios: um externo (lipoproteico), e dois internos (proteicos); eles protegem o material genético, que é uma molécula de RNA, e, uma enzima chamada de transcrítase reversa, que recebe esse nome porque, o DNA, é formado a partir do RNA.
Mesmo com tantas pesquisas sendo feitas, a AIDS não tem cura, e é transmitida através de relações sexuais sem preservativos, ou por contatos com objetos pessoais de um(a) aidético(a).
II)Por que estudar os vírus?
Diversos motivos justificam o estudo dos vírus. Citemos os principais:

  • Doenças: Os vírus causam inúmeras doenças em nós, seres humanos.Entre elas, podemos citar:febre amarela, raiva, poliomelite (paralisia infantil), caxumba, sarampo, catapora, varíola, gripes, hepatite viral, e aids.
  • Pesquisa: Os vírus são muito úteis nas pesquisas genéticas, que visam esclarecer a ação dos genes.
  • Câncer: Está praticamente provado que certos vírus são causadores de alguns tipos de Câncer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História