Chocolate meio amargo previne colesterol


Realmente não é fácil segurar a vontade de comer chocolate, especialmente nesta época de Páscoa.
Para não passar vontade e nem se surpreender com uns quilos a mais na balança, aposte em chocolates amargos ou meio amargos.
De acordo com especialistas, esse tipo de alimento, previne o envelhecimento precoce além de ser um ótimo remédio natural para reduzir o colesterol.
De acordo com a nutricionista autora do livro-Chocolate Energia e Saúde-e professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Makenzie, Rosana Farah, o chocolate amargo, tem substâncias antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças.
-Como ele não tem adição de gordura e leite, o meio amargo tem muitos benefícios, como ajudar na redução do colesterol ruim, e impedir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, a nutricionista Pollyanna Esteves, explica que o chocolate libera serotonina, hormônio que traz felicidade, prazer e bem estar.
Porém a especialista alerta para o consumo de chocolate ao leite e do tipo branco.
-Os demais chocolates não tem nenhum benefício à saúde, porque o benefício do chocolate está no cacau.O chocolate branco, por exemplo, só tem açúcar, gordura, e leite.
Quantidade ideal por dia
A professora Rosana ainda afirma que é preciso verificar se a pessoa tem algum tipo de problema de saúde, antes de estipular uma quantidade ideal por dia.
Porém, de maneira geral, o permitido é comer 30 gramas de chocolate, mais ou três quadradinhos de um tablete.
-O ideal é comer chocolate após uma refeição rica em fibras, com bastante legumes, verduras e frutas.A intenção é evitar picos de glicemia, já que a fibra segura a hiperglicemia.
Apesar dos benefícios do chocolate meio amargo, e cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Guilherme Menezes Succi, diz que o consumo desse alimento, deve ser acompanhado de hábitos saudáveis.
-É necessário fazer atividade física, prevenir as doenças e controlar o peso.Chocolate é algo que faz bem para a pessoa.Mas, apesar de todo mundo precisar comer algo gostoso, é necessário fazer com moderação, para que realmente haja um benefício ao corpo.
Falta de costume
Infelizmente, a sociedade brasileira não tem o costume de comer chocolates do tipo amargo e meio amargo, segundo a professora.
Mas a sugestão de Rosana para mudar esse hábito, é começar a comer "de maneira gradativa".
-Não precisa comer chocolate 90% de cacau.Compra primeiro o meio amargo, e depois aumenta a quantidade do cacau, até se adaptar.
Além disso, o médico adverte que as pessoas olhem a quantidade de cacau no rótulo do produto antes da compra.
Segundo ele, muitas vezes, o chocolate diz que "é meio amargo", mas tem baixo teor de cacau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História