A polinização nas angiospermas

A polinização é efetuada através de agentes polinizadores como, por exemplo, o vento, a água os insetos e animais, tais como morcegos, moluscos, etc.
A polinização feita por um animal, depende da atração exercida pela flor que será polinizada.

Cor, odores e alimentos disponíveis, são fatores que atraem os agentes polinizadores.
De todos os alimentos, dois merecem destaque:
O néctar, alimento viscoso, altamente nutritivo, contendo açúcares e aminoácidos, é secretado por glândulas especiais, os nectários, localizado na base das pétalas.
O outro é representado por grãos de pólen comestíveis, avidamente consumido por alguns insetos.
A polinização pode ocorrer de dia ou de noite.
De dia, a corola, colorida e vistosa, juntamente com a flor que exala, são os fatores de atração do agente polinizador.O pólen, pegajoso, produzido em pequena quantidade, adere às patas, às antenas, e às asas do inseto, e assim, é levado.
Aves como o beija flor, orientam-se pela cor da corola, para localizarem suas flores prediletas.

Borboletas, abelhas, aves, são polinizadores diurnos.
Já, à noite, é o odor penetrante que atrai os animais polinizadores; a corola pode ser branca ou escura; o pólen, pouco abundante e pegajoso.Morcegos, mariposas, e besouros, são polinizadores noturnos.
Nas plantas polinizadas pelo vento, os grãos de pólen são pequenos, leves, e produzidos em grande quantidade.
A corola, quando existe, não é vistosa; os estigmas possuem superfície plumosa, ramificada, o que aumenta a probabilidade de a recepção do pólen ser bem sucedida.
Para designar os agentes de polinização, usamos nomes como: anemofilia  entomofilia, quiropterofilia, ornitofilia, e hidrofilia.Esses nomes identificam os agentes de polinização, na seguinte ordem: vento, insetos, morcegos, aves e água.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode ameaçar a produção de frutos, já que os venenos também matam os agentes polinizadores animais, essenciais para a reprodução de muitas plantas, principalmente frutíferas, por eles polinizadas.                                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História